Voltar

Oncogenética

Navegue em: Oncologia

Oncogenética, a união da oncologia com a genética

O serviço de oncogenética realiza estudo com pacientes que precisam identificar o risco de síndromes hereditárias de câncer antes ou depois de terem tido um tumor decorrente de mutação genética. São cerca de 10%, os casos relacionados com essa herança familiar que necessitam de um acompanhamento específico em consequência dos maiores riscos de desenvolvimento da doença, ao longo da vida.

O estudo inclui o levantamento dessa predisposição hereditária também junto aos familiares dos pacientes e deverá ser feito no menor tempo possível, de forma a contribuir para o trabalho realizado pelas equipes cirúrgicas e a Oncologia Clínica.

A avaliação

Na prática, a árvore genealógica e as informações sobre o histórico da doença na família, constituem o ponto de partida do atendimento, aberto a população em geral. Os testes de DNA por saliva ou sangue, no entanto, estão indicados para pessoas que já tiveram câncer dentro dos critérios avaliados ou para aqueles que tenham histórico familiar importante, devendo, sempre que possível, serem realizados inicialmente naqueles que já tiveram a doença, o que aumenta o índice de sucesso do diagnóstico.

Mapeamento e diagnóstico precoce

O objetivo do Time Multidisciplinar Integrado de Oncogenética é dar as mesmas chances de tratamento à quem carrega os genes hereditários mapeando a probabilidade com antecipação, de forma a contar com um diagnóstico precoce. Em geral, os indivíduos que sofrem de mutações genéticas podem ter até 70% mais chances de desenvolverem a doença, necessitando, portanto, de exames e cuidados mais frequentes.

Os tumores que a ciência já comprovou terem maior relação com às mutações genéticas são:

  • Mama
  • Ovário**
  • Intestino*
  • Endométrio****
  • Pâncreas
  • Próstata

Perguntas Frequentes

A oncogenética é uma área que combina oncologia e genética para estudar a predisposição genética ao câncer. Ela se concentra em identificar o risco de síndromes hereditárias de câncer em pacientes, tanto antes quanto depois de terem tido um tumor causado por mutações genéticas.

Os principais objetivos da oncogenética são identificar a predisposição hereditária ao câncer, realizar testes genéticos em pacientes e seus familiares, e contribuir para o trabalho de equipes cirúrgicas e de oncologia clínica.

Genes oncogênicos são genes que, quando mutados, podem promover o crescimento descontrolado das células e o desenvolvimento de câncer.

Os tumores que têm uma relação maior com mutações genéticas incluem câncer de mama, ovário, intestino, endométrio, pâncreas e próstata.

O mapeamento genético e o diagnóstico precoce são essenciais para dar às pessoas que carregam genes hereditários a mesma chance de tratamento. Indivíduos com mutações genéticas têm até 70% mais chances de desenvolver a doença, tornando o acompanhamento frequente e os exames preventivos vitais.

Os testes de DNA por saliva ou sangue são comumente usados para identificar mutações genéticas que podem predispor os indivíduos ao câncer. Esses testes são fundamentais para um diagnóstico precoce e um acompanhamento eficaz.


ESPECIALISTAS EM Oncogenética

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store