Voltar

Câncer de rim

Navegue em: Oncologia

Câncer de rim pode representar um grande desafio para o urologista. Nódulos e cistos renais podem esconder tumores malignos de elevado potencial agressivo. Vários tipos de câncer podem se originar no rim, e para cada tipo existe uma estratégia específica.

Câncer de rim se desenvolve de forma lenta, ficando silencioso e não produzindo sintomas por muitos anos. A maioria é diagnosticada por acaso quando o paciente realiza uma tomografia ou uma ultrassonografia do abdome. Raras vezes são encontrados através da presença de sangue na urina.

Time de Especialistas de tumores urológicos do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem especialistas de grande expertise na avaliação e no manejo de lesões de rim, que envolve cirurgia, quimioterapia, radioterapia, radiologia e patologia. Cirurgias realizadas por videolaparoscopia ou robótica diminuíram sensivelmente a agressividade das operações e as complicações pós-operatórias. Estas técnicas são parte integrante no cuidado de nossos pacientes com câncer de rim no Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A oncologia clínica utiliza rotineiramente as mais modernas armas contra os tumores de rim avançados, incluindo imunoterapia e terapia alvo de grande eficiência.

Tudo o que você precisa saber sobre o Câncer de Bexiga e de Rim

x

Perguntas Frequentes

O câncer de rim é uma condição na qual células anormais se desenvolvem nos rins, geralmente formando um tumor.

Os sintomas incluem dor na parte lateral ou inferior das costas, sangue na urina, fadiga, perda de peso inexplicada e massa palpável no abdômen.

Os fatores de risco incluem tabagismo, obesidade, histórico familiar de câncer renal e exposição a produtos químicos tóxicos.

O diagnóstico envolve exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, bem como biópsia do tumor para confirmar o câncer.

O tratamento pode incluir cirurgia para remover o tumor ou o rim afetado, radioterapia, terapia alvo e imunoterapia.

A agressividade do câncer de rim varia, mas alguns tipos, como o carcinoma de células renais avançado, podem ser mais agressivos.

O prognóstico depende do estágio do câncer no momento do diagnóstico. Nos estágios iniciais, as taxas de sobrevivência são geralmente mais altas.

Os efeitos colaterais podem incluir fadiga, náuseas, perda de apetite, hipertensão e problemas renais. Esses efeitos variam dependendo do tratamento.

Evitar o tabagismo, manter um peso saudável e evitar a exposição a produtos químicos tóxicos podem ajudar a reduzir o risco.


ESPECIALISTAS EM Câncer de rim

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store