Voltar

Câncer de pâncreas

Navegue em: Oncologia

PREVALÊNCIA

Com maior incidência no sexo masculino, o câncer de pâncreas acomete pessoas acima de 50 anos, principalmente na faixa entre 65 e 80 anos, sendo responsável por 4% do total de mortes por câncer no Brasil.

Com alta taxa de mortalidade pelo fato de apresentar difícil detecção precoce, 90% dos casos diagnosticados são do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular).

A maioria afeta a cabeça.

As outras partes do pâncreas são cauda e corpo.

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, localizada na parte superior do abdome e atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas, que atuam na digestão dos alimentos, e pela insulina – hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue.

Fatores de risco

Fator de Risco como Fumar Cigarro

Com três vezes mais chances de desenvolver a doença do que os não fumantes, os fumantes devem estar atentos também aos derivados do tabaco.

Fator de Risco como Bebidas Alcoólicos

O consumo excessivo, de bebidas alcoólicas, carnes e gorduras, também oferece riscos, bem como a exposição a compostos químicos, como solventes e petróleo, durante longo tempo.

Pessoas que têm pancreatite crônica ou de diabetes ou que foram submetidas a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno – ou, ainda, sofreram retirada da vesícula biliar -, correm ainda mais riscos.

Prevenção

É importante para a prevenção do câncer de pâncreas evitar:

  • O Consumo de derivados do tabaco;
  • A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Além de adotar uma dieta balanceada com frutas e vegetais

Aos indivíduos que se submeteram a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno, à retirada da vesícula biliar, ou que têm histórico familiar de câncer, recomenda-se a realização de exames clínicos regulares.

Idem para os que sofrem de pancreatite crônica ou de diabetes mellitus.

Sintomas

O câncer de pâncreas não apresenta sinais específicos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os sintomas dependem da região onde está localizado o tumor, e os mais perceptíveis são:

Perda de Apetite

Perda de apetite

Perda de Peso

Perda de peso

Fraqueza

Fraqueza

Diarreia

Diarreia

Tontura

Tontura

Mas o tumor que atinge a cabeça do pâncreas costuma provocar icterícia, deixando a pele e os olhos amarelos (causada pela obstrução biliar). Em estado avançado, causa dores nas costas.

Outro sintoma é o aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue, causado pela deficiência na produção de insulina, principal função do pâncreas.

Diagnóstico

O diagnóstico é elaborado de forma personalizada, de acordo com os sinais e sintomas da doença.

Exames de laboratório, como sangue, fezes e urina e tomografia computadorizada de abdome, ultrassonografia abdominal, ressonância nuclear de vias biliares e da região do pâncreas, fazem parte do processo.

Tratamentos

Tratamento é Realizado em Fase Inicial

A cura do câncer de pâncreas só é possível quando este dor detectado em fase inicial. Nos casos passíveis de cirurgia, o tratamento mais indicado é a ressecção, dependendo do estágio do tumor.

Radioterapia e Quimeoterapia podem ser utilizadas em fases inicias

Em pacientes cujos exames já mostraram metástases à distância, ou precária estado clínico, o tratamento indicado para obstrução é a colocação da endoprótese.

A radioterapia e a quimioterapia, associadas ou não, podem ser utilizadas para a redução do tumor e alívio dos sintomas.

Perguntas Frequentes

O câncer de pâncreas é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do pâncreas, um órgão localizado na parte superior do abdômen.

Os fatores de risco incluem histórico familiar de câncer de pâncreas, tabagismo, obesidade, pancreatite crônica, idade avançada e exposição ocupacional a certos produtos químicos.

Os sintomas podem incluir dor abdominal, perda de peso não explicada, icterícia (pele e olhos amarelados), falta de apetite, náuseas e vômitos.

O diagnóstico geralmente envolve exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, além de biópsia para confirmar a presença do câncer.

O tratamento depende do estágio do câncer, mas pode incluir cirurgia para remover parte ou todo o pâncreas, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo.

Não existem medidas de prevenção específicas para o câncer de pâncreas, mas adotar um estilo de vida saudável, como não fumar e manter um peso saudável, pode ajudar a reduzir o risco.

O tipo mais comum é o adenocarcinoma pancreático, que se desenvolve nas células dos ductos pancreáticos. Existem outros tipos menos comuns, como o neuroendócrino pancreático.

Sintomas como dor abdominal persistente, perda de peso inexplicada, icterícia, náuseas e vômitos frequentes devem ser avaliados por um médico, especialmente se houver fatores de risco presentes.


ESPECIALISTAS EM Câncer de pâncreas

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store